PAPO DE ESQUINA

Jornal do Ogunhe

Ações para melhorar os negócios em tempos difíceis

Em tempos difíceis, é preciso fazer mais, ir além para conseguir um desempenho satisfatório.

Tenho escutado muita gente falando de crise e reclamando dos resultados, mas quando eu pergunto o que elas têm feito de novo e diferente para superar esse momento da economia, muitas vezes fico sem resposta.

Um grande risco é ficar parado esperando a crise passar. É hora de se mexer, de sair da zona de conforto e buscar novos caminhos não trilhados durante os momentos de vaca gorda. Começo do ano em muitos segmentos as vendas caem.

Se seguirmos os mesmos caminhos, colheremos não os mesmos números, mas sim, piores. Em tempos difíceis, é preciso fazer mais, ir além para conseguir um desempenho satisfatório.

Mas o que fazer? Enumero algumas ações para incrementar seus resultados:

1 - Otimismo

Diversas pesquisas apontam que o bom humor e o otimismo são fatores determinantes numa alta performance. Mas será que o otimista vende realmente mais que um pessimista? A resposta é SIM.

Vi recentemente, um case muito interessante de uma grande seguradora. Na contratação dos vendedores fizeram um teste e, assim, puderam dividir o grupo. Após um ano de trabalho, os otimistas venderam 37% a mais.

2 - Atrair novos clientes

É hora de ampliar possibilidades, ou seja, vender para novos clientes. Mas como atraí-los? Um caminho poderoso é a ferramenta tecnológica chamada “Link Patrocinado”, presente nos principais sites de busca. Saiba que num único dia são feitas mais de 88 bilhões de buscas na internet. Isso significará mais contatos e orçamentos e novas oportunidades para vender mais. Outra dica é rever os antigos clientes. Aqueles que faz tempo que não aparecem, entrar em contato, falar de promoções e que gostaria de revê-los. Convide-os para um café.

3 - Aumentando o ticket médio

Há empresários que dizem estar assustados, pois a circulação de clientes na loja reduziu em 20%. Então se entra menos gente na loja, utilize o tempo que sobra para fazer uma venda consultiva, aquela que você primeiro precisa escutar, entender seu cliente para só depois atender. Treine sua equipe para criar uma verdadeira experiência de compra com seu cliente, assim conseguirá vender mais para o mesmo cliente.

4 - Diferenciação

Certa vez, precisei comprar uma peça para o automóvel da minha esposa e liguei para 2 lojas. O vendedor da primeira atendeu de forma regular e limitou-se a responder o preço. Já o segundo profissional foi muito cordial, escutou atentamente minha necessidade, apresentou as possibilidades para resolver meu problema e disse que, por uma pequena quantia a mais, a loja entregaria a peça em minha casa e instalaria no carro da minha esposa. Adivinhe em qual loja eu comprei?
Isso é diferenciação, conveniência para o cliente e qualidade no atendimento que agrega valor e potencializa as vendas.

5 - Parcerias com não concorrentes

Que tal dobrar as possibilidades de vendas sem gastar um real? Já pensou em somar os clientes de outra empresa em seu banco de dados? Outro dia um restaurante e uma agência de viagem fizeram uma parceria interessante. O restaurante tinha cinco mil clientes cadastrados e a agência algo em torno disso também. Uma empresa divulgou o seu produto na base de dados da outra e novos clientes apareceram. 

6 - Esforço extra

Reúna sua equipe, explique o momento atual e motive a todos para fazer um esforço extra. Peça para que cada profissional pense e se comprometa a dar um algo a mais nesse período. Anote no papel e cobre isso na próxima reunião de equipe.

Recentemente, criei uma palestra cheia dessas ações simples, fáceis e baratas, mas que, às vezes, na correria do dia a dia, não identificamos e não praticamos. Fique atento justamente a detalhes como esses, afinal, costumamos tropeçar nas pedras pequenas, pois as grandes vemos de longe.

Portanto, agora é a hora, inove, seja ainda mais proativo e saiba que, daqui a algum tempo, será muito motivador lembrar que o sacrifício foi momentâneo, mas a vitória ficará para sempre. (Texto de Wilson Belezza)

 

A Wafin, consultoria e acompanhamento de pequenas e médias empresas, está na Rua Pernambuco 1795 sala 2 em Avaré e está atendendo toda a região. Conheça a Wafin. www.wafin.com.br. Estamos à sua disposição.

Telefone: 14- 99854-2916

Tags:

SEC AVARÉ

VEJA TAMBÉM

20 de janeiro, 2018

Prefeito garante municipalização do aeroporto

20 de janeiro, 2018

Prefeitura começa a preparar carnaval na Emapa

20 de janeiro, 2018

População quer mais ação dos jornais sobre Portal da Transparência

20 de janeiro, 2018

Semanário Oficial sem explicação plausível

20 de janeiro, 2018

Prefeitura colocou no orçamento secretarias que não existem

20 de janeiro, 2018

Prefeitura não se entende com nome de Secretaria

19 de janeiro, 2018

Avareenses fazem fila em busca de vacina contra febre amarela

19 de janeiro, 2018

Motorista é flagrado com mais de 70 quilos de maconha

19 de janeiro, 2018

PL sobre vicinais aguardam sanção do governador

19 de janeiro, 2018

Projeto “Segunda sem Carne” é vetado por governador

19 de janeiro, 2018

Prorrogado prazo para inscrição no Cadastro Rural

19 de janeiro, 2018

Prefeito, as coisas não são como antigamente

19 de janeiro, 2018

Turismo diz que apoiou vários eventos, mas não cita tipo de apoio

19 de janeiro, 2018

Praia Acessível oferece segurança ao lazer de portadores de deficiência

19 de janeiro, 2018

Entregues certificados aos alunos do Curso Via Rápida Emprego

19 de janeiro, 2018

Justiça nega prisão domiciliar ao deputado Paulo Maluf

19 de janeiro, 2018

Festa de São Sebastião começa hoje no pátio da São Benedito

18 de janeiro, 2018

Prefeitura destina 10 mil para secretaria não criada

18 de janeiro, 2018

PM apreende quadriciclo que andava pela represa

18 de janeiro, 2018

Preso da região é extraditado para a Suíça

18 de janeiro, 2018

PIS para nascidos em janeiro e fevereiro começa a ser depositado

18 de janeiro, 2018

Secretaria de Esportes retoma escolinha de Futsal Feminino

Ir para o topo