Associação de advogados criminalistas homenageia José Roberto Batochio

Associação de advogados criminalistas homenageia José Roberto Batochio Fonte da Foto: Divulgação

O criminalista José Roberto Batochio é "um baluarte da advocacia". Segundo nota da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim), Batochio, ex-presidente do Conselho Federal da OAB e ex-deputado federal, é a prova de que é possível atuar em defesa da justiça e da ética "em qualquer situação, em todas as frentes, em todos os momentos".

Batochio é um dos advogados do ex-presidente Lula. Foi ele quem sustentou a defesa do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal, quando o tribunal reafirmou que a pena de prisão pode ser executada antes do trânsito em julgado e liberou a prisão de Lula. A matéria foi publicada pelo Conjur e ainda trás uma nota.

 Leia a nota:

O grande filósofo Platão, nascido em Atenas no seio de uma família aristocrática, assistiu ao declínio do poder ateniense, à instalação do regime oligárquico dos Trinta Tiranos e, como mais cruel decepção, à condenação e a morte de seu mestre Sócrates.

No texto O Anel de Giges (in: A República), Platão traz a discussão sobre o conceito de justiça como um bem verdadeiro. Ao tratar da posição de Glauco, o filósofo coloca em destaque a visão de que qualquer homem, depois da descoberta do anel maravilhoso que o torna invisível, não praticaria a justiça se não estivesse submetido à vigilância das leis. A justiça, portanto, longe de ser um bem verdadeiro, seria apenas a convenção, contrá­ria à sinceridade, pela qual os homens, por temor de serem vítimas da injustiça, fingem cantar louvores.

José Roberto Batochio é um baluarte da advocacia. A sua atuação destemida, ética, respeitosa, competente, responsável serve para toda a classe dos advogados brasileiros, de todas as áreas, como uma resposta a Glauco, no sentido da comprovação de que o profissional honesto atua de acordo com os ditames da justiça verdadeira em qualquer situação, em todas as frentes, em todos os momentos. Com sua biografia impecável, José Roberto Batochio é a prova viva de que a honradez e a firmeza de princípios são alguns dos maravilhosos pilares constitutivos do seu caráter e do seu modo de ser no mundo, de tal forma que nem mesmo o terrível Anel de Giges seria capaz de desvia-lo de um comportamento reto, altivo, honrado.

José Roberto Batochio, cofundador da Abracrim, juntamente com Evaristo de Moraes Filho e outros notáveis criminalistas brasileiros, receba o caloroso abraço de cada advogada e de cada advogado a quem sua trajetória inspira e incentiva.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, neste momento difícil da vida brasileira, registra, com satisfação, o fato de ver Vossa Excelência, Dr. José Roberto Batochio, exercer com galhardia a sagrada missão da advocacia criminal.

Redação aprovada pela unanimidade dos Presidentes Estaduais e membros do Conselho Nacional da Advocacia Criminal da Abracrim:

Elias Mattar Assad - presidente da Abracrim
Jader Marques - secretário-adjunto da Abracrim

Veja Também