Câmara de Avaré realiza homenagem à Funap

Câmara de Avaré realiza homenagem à Funap Fonte da Foto: Divulgação

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” - Funap, instituída pelo Governo do Estado de São Paulo há 40 anos e vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), recebe, no próximo dia 20 de agosto, uma homenagem dos vereadores da Câmara Municipal de Avaré.

A solenidade enaltece o trabalho realizado pela Funap no sistema penitenciário paulista, oferecendo possibilidade de mudança na vida de pessoas privadas de liberdade através de políticas públicas desenvolvidas e aplicadas pela Fundação.

Além do atendimento realizado pelo Programa “Jus  Apoio Jurídico ao Preso”, que oferece auxílio aos reeducandos carentes de recursos financeiros desde o início das atividades da Fundação, a Funap oferta também possibilidades nas áreas de educação e trabalho.

Com cinco anos de atuação, o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, já realizou mais de 600 mil atendimentos, criando espaços de reflexão no ambiente social, profissional e cultural, por meio de cursos, debates, palestras, teatro, entre outras atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades e aptidões dos apenados.

Já o Programa de Trabalho e Geração de Renda oferece postos de trabalho e capacitação por meio de oficinas próprias da Funap e parcerias com instituições públicas e privadas, que podem contratar os reeducandos para atuarem dentro das empresas ou instalar oficinas de trabalho no interior das unidades prisionais.

E a mais recente política instituída pela Funap, o Programa "Lendo a Liberdade”, tem como objetivo contribuir para a formação de leitores dentro do sistema penitenciário por meio da criação de clubes de leitura nos presídios.

A cerimônia contará com a presença do Diretor Executivo da Funap, Fernando Gomes de Moraes, do Diretor de Atendimento e Promoção Humana, Felipe Amaro dos Santos Neto e do Gerente Regional da Funap em Sorocaba, Marcelo Arbex (da assessoria da Funap)

Veja Também