São Pastel
Gilberto Empreendimentos
Lorsa
Arpoli
Maré
Alecrim

Condephac recomenda que Feira da Lua deixe Concha Acústica

Condephac recomenda que Feira da Lua deixe Concha Acústica Fonte da Foto: Divulgação

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac) de Avaré recomenda que Feira da Lua seja transferida para outro local. A matéria é do site Fora de Pauta. De acordo com o site, o Condephac, inclusive, já enviou um ofício ao prefeito Jô Silvestre a respeito do assunto.

O objetivo do Conselho é preservar bens culturais tombados pelo patrimônio histórico na Praça Prefeito Romeu Bretas, entre eles a estátua O Desbravador e o Marco Geográfico.

De acordo a presidente, Valdirene Silva, também está sendo afetado outro bem artístico situado no mesmo espaço: o piso em mosaico português, obra do artista plástico Fausto Mazzola produzida em 1959 que reproduz árvore cercada por uma ciranda.

Em sua petição, o Condephac aponta que o mosaico português é considerado patrimônio da humanidade, mas que o piso da praça do centro histórico “sofre agressões contínuas da parte de alguns feirantes”, principalmente durante o estacionamento de trailers e a instalação de barracas e brinquedos infantis.

O documento aponta ainda a permanência de resíduos por conta do “descuido no manejo dos produtos alimentícios ali comercializados”. Na avaliação de conselheiros, o uso do espaço precisa ser revisto, pois fere a legislação em vigor.  

O prefeito ainda não se manifestou sobre o assunto.

Veja Também