Costa Azul promoveu reunião com prefeito Jô Silvestre

Costa Azul promoveu reunião com prefeito Jô Silvestre Fonte da Foto: Alessandro Guimarães

Em uma iniciativa da Comunidade do Balneário Costa Azul, com total apoio do Vereador Alessandro Rios Conforti - PTB, finalmente aconteceu na noite de quarta feira, 29, nas dependências do Restaurante do Camping Municipal, a tão aguardada reunião agendada com o Prefeito Jô Silvestre, que veio acompanhado do Secretário de Planejamento e Obras Alexandre Nigro e de Gilberto Saito, representando o Secretário de Serviços que não pode comparecer, por sinal uma ausência por demais lamentada pelo público presente.

Esta frustração se deu também, tanto quanto ao não comparecimento dos Secretários de Turismo e de Meio Ambiente, principalmente, eis que comandam Pastas intimamente ligadas com o tema do encontro: Reivindicações de melhorias para a localidade.

Contudo, lamentavelmente, tal reunião não se verificou por inteiro proveitosa, como almejavam os moradores, eis que, por uma falha, ou melhor, um descuido na condução da reunião, houve muito atropelo quanto a manifestação por parte de participantes, com todos querendo falar ao mesmo tempo; ainda com um agravante: em muitas das intervenções alguns abordando problemas de interesse meramente pessoal, fugindo da diretriz traçada por Carlos Cam, um dos mentores deste encontro, juntamente com Alessandro Guimarães.

De concreto mesmo podemos dizer que o Prefeito Jô vai dotar o Costa Azul, em definitivo, de um Triturador de Galhadas para atender a grande demanda existente devido a caracteristica do bairro, totalmente arborizado e com um número significativo de terrenos que necessitam de limpeza periodicamente, ainda mais nesses tempos "bicudos" de dengue.

Por isso orientou que fosse totalmente limpo a Praça Cruzeiro do Sul, antigo "Lixão", e que fosse escolhido outro local; que poderia ser na área devoluta do Estado(DER); para o descarte de entulhos, e quando da realização da operação"Cata Treco", que prometeu que irá ocorrer mensalmente, estes fossem levados para o Aterro Sanitário, em Avaré.

Também vai autorizar a transferência de mais 4 ou 5 funcionários municipais do quadro de Serviços Gerais, para fortificar a Equipe de Manutenção que aqui atua, assim como, muito em breve, prometeu que esta terá a disposição o apoio exclusivo de outro Caminhão, Retro Escavadeira e Trator com Carreta acoplada.

Determinou ao Encarregado do Setor de Serviços Gilberto Saito que providenciasse, de imediato, a execução da recomposição do leito carroçável com fresa de asfalto daquelas ruas em pior estado de conservação; bem como para o Secretário Alexandre Nigro ali presente que se reunisse com o Gerente Divisional da Sabesp Jorge Narciso, para traçar um Cronograma de Serviço em conjunto, visando o cascalhamento (ou aplicação da fresa de asfalto) de todas as ruas transversais do Bairro, enquanto este Órgão de Saneamento Básico executa o rebaixamento da antiga rede existente para a implantação de canos condutores com maior diâmetro visando solucionar, em definitivo, o problema da  falta d'água na alta temporada, quando o Bairro têm sua ocupação máxima registrada.

Na questão de saúde ficou de combinar com o Secretário Roslindo Machado a implantação de um Posto de Farmácia para atender os enfermos do Costa Azul e adjacência, tendo em vista a dificuldade de locomoção (tando pela doença quanto pela escassez de transporte), assim como iria conversar com ele, Secretário, para transferir para o bairro, em definitivo, uma Enfermeira Padrão, que por uma coincidência, já têm uma funcionaria deste setor que aqui têm residência.

Cobrado sobre a falta de Policiamento, não só no Costa Azul, mas também em outros bairros da Represa de Jurumirim, o Prefeito Joselyr Filho tranquilizou os moradores e informou que já estava resolvendo o problema, pois iria formalizar junto ao Comando da Policia Militar, ao qual o Batalhão de Avaré está subordinado, a celebração do Convenio de "Função Delegada", pelo qual o município remunera o Policial --durante seu período de folga--, por Serviço Prestado a coletividade favorecida.

E que só estava em busca de conhecer mais profundamente o funcionamento desta Lei Estadual, para formalizar tal Parceria.

Neste momento foi informado de que o Vereador Cel. Morelli tinha em mãos, desde meados de 2017, este Documento elaborado por Carlos Cam e lhe foi entregue visando ser instituído uma parceria PM/Prefeitura por ocasião do Carnaval e Semana Santa daquele ano, quando o Balneário normalmente recebe um número significativo de Turistas e Visitantes.

Tal Convênio, segundo consta, também visava atingir integrantes da Corporação dos Bombeiros na função de "Salva Vidas", inclusive fortificando a propositura com a Lei Municipal a respeito de autoria do Vereador Roberto Araujo, em Legislatura passada.

O vereador Alessandro Rios ficou incumbido de entrar em contato com o colega Morelli, e juntos formalizarem esta Peça Jurídica de suma importância para a população das localidades atingidas pela medida.

Sobre a Iluminação do Bairro anunciou que estava ultimando preparativos da troca de lâmpadas a vapor para as Luminárias "LED" de alto desempenho e que logo, logo os moradores receberiam esta grande melhoria.

Por último determinou o conserto da Rampa para Barcos do Camping Municipal que estava uma "vergonha", com a ferragem do concreto exposta, colocando em risco a integridade física dos usuários, fato que gerou contundente desabafo por parte de um desses proprietários de embarcação, inconformado pelo descaso de ineficientes funcionários, citando inclusive o "encarregado" Darcy Paulino.

Demais reivindicações, pelo adiantado da hora e desencontro de "fala" por parte de alguns despreparados dentre os participantes, ficou para outra ocasião, bem como que os pedidos restantes poderiam ser entregues em relato formal ao Funcionário Roque, administrador do bairro, que este faria chegar até o Secretário, cujo Setor fosse o responsável para atender o munícipe, ou que o reclamante entrasse em contato diretamente com ele, prefeito, via celular ou no Gabinete.

E como bem disse Alessandro, um dos coordenadores, que a reunião poderia ter sido melhor, contudo, não deixando de enfatizar em tom de gracejo: "É o que temos para hoje!". E que fique a lição!

(por: Carlos "Dito" Cam)

Veja Também