Hoje procissões atraem centenas de fieis

Hoje procissões atraem centenas de fieis Fonte da Foto: Ilustrativa

Tradicionalmente as paróquias enfeitam as ruas para a festa de Corpus Christi. Centenas de fiéis acompanham a procissão do Santíssimo pelas ruas ao redor da igreja. A preparação para a festa católica, que celebra a presença de Cristo na eucaristia, começa cedo. Nas primeiras horas da manhã, os grupos de oração e reflexão, da catequese e das pastorais começam a montagem dos tapetes de serragem e sal grosso coloridos, tampinhas de garrafas cobertas se juntam para fazer enormes cálices coloridos que se tornam uma atração à parte e muitos percorrem as ruas para apreciar os enfeites e participar da missa.

Existem cidades em que a tradição de tapetes é muito forte, atraindo pessoas de outras cidades para ver o que se torna uma verdadeira atração.

Em 2017, o então Acebispo de Londrina, d. Orlando Brandes, ressaltou que a mensagem da data é "o amor misericordioso de Deus por nós, que marca presença em meio ao seu povo", através da eucaristia.

Donativo

Com o tempo, em algumas paróquias, os tradicionais sal grosso e serragem deram lugar aos materiais recicláveis, cobertores, fraldas e peças de artesanato que são doadas a entidades assistenciais, sempre o trabalho por lá também começando à noite e chegando em algumas cidade até as primeiras horas da manhã.

Os moradores arrecadam fraldas geriátricas e cobertores, que enfeitam o altar e depois serão doadas para entidades assistenciais. "A fé é o que nos move a acordar cedo para enfeitar tudo. Corpus Christi é a lembrança de que Jesus morreu por nós", comentou uma cristã fervorosa.

Os participantes de diversas pastorais e dos grupos de reflexão da paróquia confeccionam tapetes de pano com retalho, panos de prato, enfeites de porta, além de juntar tampinhas de garrafas que se transformaram no cálice da eucaristia.

Uma aposentada de 62 anos, que participou pelo segundo ano da montagem dos tapetes, não se importou de acordar cedo. "Quando abri o salmo ele dizia: Servir a Deus com alegria. E venho aqui com alegria e com a certeza de realizar o trabalho de servir a Deus", comentou. A intenção do grupo é fazer um bazar com os artigos de artesanato para ajudar as entidades do bairro.

Veja Também