Jovens da Fundação Casa de C. César participam do Enem

Jovens da Fundação Casa de C. César participam do Enem Fonte da Foto: Eliel Nascimento / F Casa

Dezesseis jovens que cumprem medida socioeducativa nos centros femininos e masculino da Fundação CASA de Cerqueira César participarão entre amanhã, dia 10, e quarta-feira, 11, do Exame Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM-PPL).

São nove meninas dos CASAs Cerqueira César e Anita Garibaldi e sete meninos do CASA João Paulo II.

Ao total, estão inscritos para prestarem as provas ,336 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa de internação em 93 centros da Fundação CASA no Estado de São Paulo.

Em comum está o desejo de conseguir uma pontuação que os permita ingressar no Ensino Superior e trilhar novo futuro.

Os jovens se juntam ao total de 46.136 pessoas – entre adultos do sistema penitenciário e jovens em medida socioeducativa de internação – que realizam, em todo o Brasil, as provas em busca de ingresso no Ensino Superior. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só no Estado de São Paulo são 15.826 inscritos nos dois sistemas.

Na Fundação CASA, as provas acontecem dentro dos centros socioeducativos. Os adolescentes que eventualmente já foram desinternados poderão retornar para realizar as provas. Os testes são aplicados por profissionais contratados pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame.

Assim como o Enem geral, o Enem PPL possibilita concorrer, de forma igualitária, a vagas no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou a financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem PPL destina-se apenas a adolescentes e adultos privados de liberdade que concluíram ou estão na última série do Ensino Médio.

No primeiro dia, os adolescentes terão cinco horas e meia para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de escrever a redação. No segundo dia, serão cinco horas de duração para solucionar as questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Veja Também