PAPO DE ESQUINA

Jornal do Ogunhe

Lourival Gomes, presidente do Consej, dá posse à vice-presidente

A secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga Ribeiro, foi eleita na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, em Brasília (DF), vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Prisional (Consej).  

A eleição ocorreu na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), durante reunião do ministro Torquato Jardim com 23 autoridades estaduais e do Distrito Federal dessas áreas. O Consej é presidido por Lourival Gomes, secretário de Administração Penitenciária de São Paulo.

O Tocantins, ao ocupar a vice-presidência do Consej, onde já ocupava cadeira, participará mais efetivamente das principais discussões acerca do Sistema Penitenciário nacional. A cada três meses acontece um fórum de gestores estaduais, visando à discussão permanente e organizada pelas unidades federativas através dos titulares das pastas específicas no campo da Justiça.

Ultimamente, o Consej tem se concentrado na discussão dos problemas da crise do sistema penitenciário do Brasil. “Sinto-me grata em poder representar o Tocantins no Consej”, disse Gleidy Braga, explicando que sua atuação à frente do Sistema Penitenciário do estado segue o comando do governador Marcelo Miranda.

A participação do Tocantins nos fóruns, por conta da significativa posição que ocupa agora, deve render ainda bons frutos para o estado, especialmente na obtenção de recursos para o Sistema Penitenciário estadual e, conseguintemente, melhorias. Como membro do Conselho Superior do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen), Gleidy Braga tem conseguido formalizar vários convênios para aquisição de equipamentos e investimentos nas unidades prisionais.

Colaboração

Segundo ela, a partir de agora, na condição de vice-presidência, o Tocantins começa a colaborar com os demais gestores estaduais nas principais discussões na busca de soluções e melhorias em prol do Sistema Penitenciário brasileiro. “No que tange às discussões nacionais, temos uma legislação nacional que precisa ser aprimorada, em vários aspectos, como, por exemplo, a utilização de bloqueadores de celulares nas unidades prisionais e a aplicação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional”, exemplifica.

Ministro

Na reunião desta quinta-feira, o ministro Torquato Jardim apresentou ao Consej e ao diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Marco Antônio Severo, o seu programa de trabalho à frente da pasta e destacou o viés tecnológico que imprimirá à gestão, iniciada em 31 de maio. Ele informou que sua gestão seguirá os seguintes eixos: cooperação federativa, sob a qual pretende oferecer parceria tecnológica; o de organização social da população indígena e quilombola; e, quarto e último eixo, ressocialização terapêutica.

(Fonte: Cidadania e Justiça)

Tags:

SEC AVARÉ

VEJA TAMBÉM

24 de julho, 2017

Detentos do CR pintam escola em Avaré

24 de julho, 2017

A partir de hoje, intensificação de vacinas em Avaré

24 de julho, 2017

Equipe Tor faz prisões em dois dias de trabalho

24 de julho, 2017

TOR prende homem procurado por homicídio

22 de julho, 2017

Elementos usam nome da Santa Casa para aplicar golpes

22 de julho, 2017

Confirmaçao de notas fiscais estaria criando receio a comissionados

22 de julho, 2017

Prefeito copia o pai e pode responder por crime de responsabilidade

22 de julho, 2017

Prefeitura tenta desqualificar Lei Orgânica

22 de julho, 2017

Veículo oficial: Prefeitura muda entendimento

22 de julho, 2017

Sindicato dá prazo para Prefeitura apresentar folha salarial

21 de julho, 2017

Campo Machado contempla cidade vizinha, esquece Avaré

21 de julho, 2017

Assessor do prefeito dá carteirada na ABQM

21 de julho, 2017

FSP participa do Quarto de Milha em Avaré

21 de julho, 2017

Servidores do Samu trabalham sem quentinhas

21 de julho, 2017

Secretaria promove encontro de Mães Especiais

21 de julho, 2017

Faculdade Eduvale, Do Vale TV e Eduvale FM estão na 40ª AQBM

20 de julho, 2017

Diego Beraldo é o novo secretário da Cultura

20 de julho, 2017

Presidente do Sindicato diz que Prefeitura não fornece documento

20 de julho, 2017

Escritor doa livros para Biblioteca em Braile

20 de julho, 2017

Univesp divulga programação do vestibular

20 de julho, 2017

Itatinga: justiça determina exclusão de vídeos

20 de julho, 2017

Sem terminar UPA, Avaré pode ter que devolver recursos

Ir para o topo