Municipalização já é realidade há mais de um ano

Municipalização já é realidade há mais de um ano Fonte da Foto: divulgação

A municipalização do Horto Florestal, último evento do calendário de Jô Silvestre, já é uma realizada desde 05 de junho de 2018, quando o prefeito participou da cerimônia realizada no Parque Villa-Lobos em São Paulo, onde o governador Márcio França assinou decreto autorizando o município a utilizar por 30 anos, a título precário e gratuito, a área do Horto Florestal da cidade.

Com a autorização, a Prefeitura pode tomar as providências legais necessárias para assumir a reserva florestal, cujo espaço, situado em plena área urbana, é considerado uma importante área de preservação ambiental.

Horto Florestal de Avaré é uma das unidades de conservação dentro do perímetro urbano. Criada em 1945, época em que o estado desapropriou algumas terras particulares, cujos donos tinham na agropecuária sua principal atividade econômica, a qual contribuiu, em grande parte, para a destruição da vegetação primitiva dessas áreas.

O Horto Florestal é um verdadeiro recanto da natureza, com uma área de 95 hectares, árvores raríssimas e vasto gramado às margens de uma pequena represa. Antes mesmo de o estado apropriar-se das terras, a população já utilizava a represa lá existente, o que demonstra a importância dessa área como opção de lazer para a comunidade local.

Veja Também