Museu conclui mostras com recordações dos pracinhas

Museu conclui mostras com recordações dos pracinhas Fonte da Foto: Divulgação

Promovidas desde abril com apoio do professor e colecionador Marcus Carmo, a terceira e última mostra da série sobre a 2ª Guerra Mundial será aberta ao público no próximo dia 11, no Museu Municipal Anita Ferreira De Maria. O tema é especial: a campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que levou cerca de 25 mil soldados do país para combater o nazismo nos campos da Itália.

Até 18 de agosto o público poderá visitar gratuitamente a exposição, que fica aberta das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. No local, estarão expostas medalhas, cartas, capacetes, diplomas, equipamentos e trajes dos heróis do Brasil. “Os pracinhas, como os soldados brasileiros eram chamados, nunca serão esquecidos pela sua luta contra os fascistas na Itália, e farão sempre parte da história dos italianos e da vitória dos Aliados”, destaca o colecionador.

“Somos muito gratos ao professor Marcus pela boa vontade em ceder suas coleções e assim permitir que tanta gente conheça mais sobre o maior conflito da história mundial”, destacou Gesiel Neto, diretor do Museu.

História da ponte – Outra mostra de imagens organizadas pela Secretaria da Cultura acontece no hall do Paço Municipal e exibe aspectos da história avareense. Desta vez, a série de  fotografias raras que integra o acervo do Museu Municipal inclui poses da velha ponte sobre o Rio Paranapanema e da construção da Ponte Carvalho Pinto, erguida sobre a Represa de Jurumirim. 

Veja Também