O que fazer com os produtos sem giro?

O que fazer com os produtos sem giro? Fonte da Foto: ilustrativa

Em muitos comércios, o estoque é tratado como um ‘triângulo das bermudas’, em que não se sabe quando determinada mercadoria entrou e nem porque ela está lá por muito tempo. Isso faz com que a empresa entre numa espiral de declínio, que pode leva-la para uma situação financeira bastante difícil. 

Afinal, quando um produto permanece ‘parado’ por muito tempo no estoque, o comércio acaba ficando sem capital de giro e o empreendedor impedido de comprar novas mercadorias. Neste caso, os gestores precisam elaborar planos estratégicos para movimentarem estes produtos e operarem com um saldo positivo e com um capital de giro suficiente. Veja o que fazer com os produtos sem giro do seu comércio. 

 

Analise todas as mercadorias

Gestão ineficiente deixam as mercadorias acumulando poeira no estoque, enquanto que boas empresas sempre buscam formas de contornar os prejuízos causados por produtos que não foram vendidos. 

Classifique-os por preço, quantidade, espaço ocupado no estoque e data de validade (se o seu comércio trabalhar com produtos alimentícios ou outros que têm curto tempo de validade). Com estes dados em mãos, você poderá se reunir com a sua equipe e buscar novas maneiras de vendê-los para o público.

 

Planeje e realize promoções

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, fazer uma promoção não significa perder dinheiro ou vender mais barato, e sim fazer o estoque girar. Com promoções, você conseguirá se livrar daquele estoque que está parado há muito tempo, garantir a entrada de recursos no caixa e otimizar o capital de giro. Além de dar descontos, é importante que a empresa também incentive a venda através de um outro produto, numa espécie de ‘combo’.

Aproveitar as datas comemorativas e as festas de fim de ano também pode ser uma boa ideia para se livrar do estoque sem giro.

 

Dê um novo destino aos seus produtos: Se mesmo com promoções você ainda não conseguiu vender todos os produtos com baixo giro, a melhor alternativa agora é incluí-los como brindes em outras compras. Apesar de a medida não reduzir os prejuízos e não gerar ganhos financeiros, ela poderá ser uma forma de o comércio dizer ‘obrigado’ aos compradores. Isto certamente chamará a atenção do público, o que pode trazer um grande diferencial para o negócio e até estimular novas compras.

 

Procure estimular toda a equipe: Quando bem estimulados, os funcionários da sua empresa podem alcançar resultados surpreendentes. (texto de Wilson Belleza)

Veja Também