Soneto de Ercília é o novo livro de Gesiel Júnior

Soneto de Ercília é o novo livro de Gesiel Júnior Fonte da Foto: Assessoria

O pesquisador, cronista e poeta Gesiel Júnior vai lançar, em Águas de Santa Bárbara, na tarde De hoje,  sábado, 20 de abril, o livro “Soneto de Ercília”.

O evento, organizado pela Secretaria da Cultura da estância hidromineral, prevê, além da sessão de autógrafos, a realização da exposição de desenhos da artista plástica Ana Paula Taioqui e a apresentação musical do instrumentista Renato Machado.

Impresso pela Editora Gril, o livro conta a vida da santa-barbarense Ercília de Oliveira Couto (1919-1996), avó materna do escritor, que também nasceu naquela estância.

“É uma micro-história que poeticamente nos leva à travessia pelos líricos caminhos da mulher feita de oração que tanto amou o seu povo e a sua gente”, revela Gesiel, que já publicou 35 livros, a maioria sobre a memória regional. 

Singela mãe de família, Dona Ercília, como foi respeitosamente tratada na cidade, era filha de Maximília Pinheiro, antiga servente das Escolas Reunidas, e do juiz de paz Guilherme Alexandre de Oliveira, que foi vereador na antiga Santa Bárbara do Rio Pardo nos anos 1910. Órfã ainda na infância, doceira e costureira, ela se casou em 1936 com o alfaiate José Rosa Couto, com quem teve quatro filhos, os quais lhe deram 9 netos, 16 bisnetos e dois trinetos.

Com capa ilustrada pelo premiado artista gráfico avareense Luiz Carlos Fernandes, a publicação de 48 páginas terá preço simbólico de R$ 10,00. Toda a renda será destinada à Conferência Vicentina de Águas de Santa Bárbara, que antigamente teve Ercília como cooperadora.  

 

 

Veja Também