Unesp entra no top 10 das universidades na América Latina

Unesp entra no top 10 das universidades na América Latina Fonte da Foto: internet

Ranking Universitário da Times Higher Education (THE) Latin America 2019, um dos mais tradicionais e conceituados mundialmente, foi publicado nesta terça-feira (18) durante o Times Higher Education Latin America Forum, em Lima, Peru, e indicou que a Unesp passou a figurar, pela primeira vez, no seleto grupo das dez universidades mais bem classificadas, o Top 10.

O ranking THE, publicado desde 2016, classificou neste ano 150 universidades, de 12 países da América Latina. Em relação à edição anterior, foram adicionadas 21 novas universidades, fato esse que destaca ainda mais a ascensão da Unesp, que ocupava a 11ª posição na edição anterior do THE Latin America.

No recorte feito apenas com instituições brasileiras, a Unesp subiu da 7ª para a 6ª colocação, entre as 52 universidades brasileiras classificadas, que representam 34,6 % do total.

“Estar entre as dez melhores da América Latina é um sinal de protagonismo e de liderança”, diz a professora Cleópatra Planeta, pró-reitora de extensão universitária e presidente da Comissão Institucional de Rankings da Unesp. “Há mais universidades classificadas, em relação ao ano passado, e ainda assim subimos uma posição no ranking. Isso reflete como a Universidade, de fato, está comprometida com a excelência acadêmica”, afirma.

As três universidades estaduais públicas paulistas estão entre as dez primeiras do ranking latino-americano –a USP está na segunda colocação e a Unicamp aparece em terceiro. As outras brasileiras que aparecem entre as dez primeiras são a PUC-Rio (4ª), Unifesp (6ª) e UFMG (8ª).

O ranking THE Latin America Ranking é publicado desde 2016. A Unesp tem mostrado regularidade em seu desempenho, mantendo-se entre as primeiras colocações tanto entre as universidades brasileiras e quanto as centenas de universidades avaliadas na América Latina. A Figura 1 apresenta o retrospecto das posições na Unesp em função da quantidade de universidades avaliadas no ranking em cada edição.

Do site Acontece Botucatu.

Veja Também