Botucatu registra o pior índice de isolamento em dois meses
Conforme publicado no site Acontece Botucatu, aquelas pessoas que apostavam que com fechamento total do comércio de Botucatu, por força de liminar, iria melhorar o isolamento social na cidade, teve uma surpresa com os números divulgados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do estado.
De acordo com o site, segundo o sistema, Botucatu teve um percentual de 43% nesta terça-feira, 19 de maio, o primeiro dia com as portas comerciais fechadas. Esse foi o mesmo número apontado um dia antes, na segunda-feira, fazendo o percentual mais baixo desde o dia 20 de março.
Quem andou pelas ruas de Botucatu durante esta semana pode notar intensa movimentação de veículos e aglomerações nas proximidades de bancos, por exemplo. A média estadual foi de 48% na última amostragem.
Os número de hoje só serão divulgados na tarde desta quinta-feira, 21. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.
As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.