Inovação na Engenharia Rodoviária fez parte da obra na ponte

Inovação na Engenharia Rodoviária fez parte da obra na ponte Fonte da Foto: divulgação / CCR

Normalmente, em obras desse porte, seria necessário interditar totalmente a Ponte Carvalho Pinto. Contudo, de acordo com Thalyta Rios, responsável pela gestão da Engenharia Rodoviária da CCR SPVias, foi concebida uma metodologia diferenciada para minimizar esses impactos à sociedade. “A execução da obra foi planejada com o auxílio de um modelo tridimensional, que possibilitou prever todas as etapas de forma dinâmica e objetiva. Para reestabelecer o bom funcionamento da Ponte, foi necessário substituir 5 vigas da superestrutura. Para isso, foram utilizados diversos equipamentos, entre eles uma treliça metálica especial de 37 metros, içada por macaco hidráulico tipo “Strand-Jack”, diz.

Segundo Fábio Trindade, Analista de Engenharia Rodoviária da CCR Engelog, a conservação especial realizada na Ponte Carvalho Pinto teve diversas complexidades operacionais. “Houve necessidade de realizar procedimentos em terra firme e em plataformas sobre a água. Por isso a escolha da balsa, pois sem ela seria necessário interditar a pista de tráfego para transportar materiais e ferramentas. Então, foi essencial termos esse apoio fluvial”, afirma.                            

Além da inovação na metodologia adotada nessa obra, a Concessionária também se preocupou com os impactos ambientais e sociais que os serviços poderiam causar. Por esse motivo, durante todo o período de trabalho, foi necessário manter contato direto com órgãos municipais e reguladores, entre eles a Prefeitura de Avaré, o Corpo de Bombeiros, a Hidrelétrica CTG (Represa de Jurumirim) e a Marinha do Brasil, que regulamenta a navegação em todo país.

Números da obra: Mais de 100 empregos diretos e indiretos; Mais de 2 mil horas trabalhadas; 1.466 toneladas de concreto; 80 toneladas de aço CA-50;

1.000 toneladas de resíduos de concreto armado e protendido das 5 vigas e lajes removidas; 25.000 m² de plataformas; 2 balsas + 1 rebocador + 1 lancha de apoio. (da assessoria)

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