Luiz Salgado do Projeto 4 Cantos vence Fampop

Luiz Salgado do Projeto 4 Cantos vence Fampop Fonte da Foto: site

Luiz Salgado de Araguari do estado de Minas Gerais teve a sua música classificada em primeiro lugar na 35ª Fampop, subindo no palco do festival acompanhado de seus inseparáveis companheiros de estrada, já que faz parte do Projeto 4 Cantos, com Claudio Lacerda, Wilson Teixeira e Rodrigo Zanc.

Para cantar a musica Décima de Reis, uma das musicas que é sombra e alma de Luiz Salgado e que faz parte do repertório do 4 Cantos, Luiz Salgado fez questão de ter no palco toda a formação do Projeto Quatro Cantos para mostrar a nobreza de sua canção, consagrando-se vencedor desta edição do festival.

Luiz Salgado é um cantador do cerrado mineiro. Desenvolve um trabalho fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, da folia de reis, do congado e da viola caipira. No seu ofício de cantador faz de sua viola não só um instrumento musical de trabalho, mas também uma ferramenta de combate. Com seus acordes, ponteados e versos, canta o cerrado, o mato, a prosa, o causo, tornando sua música uma atitude diante da cultura e da vida, imprimindo uma maneira de ver o mundo e celebrar a beleza da tradição, da natureza, dos costumes e do folclore dessa região de Minas Gerais.

Como nasceu 4 Cantos: a semente de idéia de formar um quarteto de violeiros veio do avareense Wilson Teixeira, ganhador da melhor música de  Avaré em seis edições da Fampop e que conheceu Luiz Salgado (foto) em festivais pelo interior do Brasil. Wilson conheceu o trabalho de Rodrigo Zanc no festival Viola de Todos os Cantos.  Zanc já mantinha amizade com Cláudio Lacerda, com quem realizou um show junto com o saudoso Pena Branca.

Depois de conversas e encontros informais, já empolgados com a idéia os quatro violeiros de reuniram na chácara de Cláudio Lacerda num fim de semana: foi a faísca que faltava pra nascer o Projeto que logo ganhou o nome de 4 Cantos, aludindo ao fato dos 4 músicos morarem em diferentes cidades.

4 Cantos é um grupo musical autoral que se solidificou através do tempo e hoje já está sendo reconhecido por diversas apresentações; continuam trabalhando percorrendo todo esse Brasil, plantando uma sementinha autoral, como aconteceu agora em Avaré com a apresentação do quarteto, que trouxe uma vitória à composição do parceiro, compadre e irmão, Luiz Salgado o mineiro arretado do grupo. 

Veja Também