Sem checar, radialista solta áudio falso que bandidos estariam em Avaré

Sem checar, radialista solta áudio falso que bandidos estariam em Avaré Fonte da Foto: ilustrativa

Depois que alguns posts e áudios foram veiculados nas redes sociais, sem qualquer checagem sobre a veracidade da informação, o áudio chegou a ser reproduzido em um programa de jornalismo da cidade na parte da manhã e ao meio-dia da quinta-feira, dia 30 de julho e relatava que os criminosos que aterrorizaram a madrugada de Botucatu estariam escondidos em Avaré.

A informação falsa já viralizava nas redes sociais sem nenhum fundo de verdade, e o áudio que foi ao ar duas vezes no programa do radialista, apenas,  colaborou para aumentar o pânico dos avareenses, que passaram a ligar em sites e jornais de confiabilidade e também para a polícia, para saber da realidade dos fatos. A informação falsa (Fake News) dava conta de que os assaltantes estariam escondidos nas proximidades do Golf Club de Avaré.

A verdade foi restabelecida depois que a jornalista Cida Koch, do jornal In Foco, ao observar uma postagem sobre o caso, entrou em contato com o chefe da Delegacia de Investigações Gerais de Avaré, o investigador Alexandre Aurani, que confirmou se tratar informação sem fundamente, sendo falsas as postagens.

De acordo com o investigador Alexandre Aurani, a situação estava sendo monitorada, desde a madrugada do dia 30, quando aconteceu o fato, e destacou que a Polícia Militar e a Polícia Civil de Avaré acompanham o desenrolar de crimes que afetam a região, como foi o caso desse mega assalto ocorrido na cidade de Botucatu.

Veja Também