Zandona passa por cima do Regimento e coloca secretário para retrucar vereador

Zandona passa por cima do Regimento e coloca secretário para retrucar vereador Fonte da Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Avaré Flávio Zandoná cometeu um dos seus maiores erros na presidência ao permitir que o secretário de administração, Ronaldo Guardiano, respondesse ao vereador tenente Carlos Wagner, depois que os vereadores falaram na palavra livre.

Enquanto o vereador Carlos Wagner questionava alguns contratos da prefeitura, ligados à pasta de Guardiano, alguém chamou o secretário para comparecer na Câmara. Orientado, Zandoná perguntou aos vereadores se concordavam com a manifestação de Guardiano, quando o secretário não deveria nem comparecer por ser um político coerente e conhecedor de como funciona o Legislativo, não seria de acordo com o regimento o dia dele falar.

O interessante que tudo que ocorreu na Câmara ontem à noite serviu para mostrar que o presidente não tem noção do que venha a ser um verdadeiro parlamento, tanto que Zandoná mais uma vez passou por cima, atropelou mais uma vez, o Regimento Interno, esquecendo que existe um rito e que uma data haveria de ser marcada para a presença do secretário e não subitamente como ocorreu.

A oposição não aceitou, argumentando que deveria ser marcada uma sessão para ouvir o secretário com oportunidade para todos os vereadores apresentarem seus questionamentos, e não da forma que Zandoná queria, ou seja, apenas o secretário falar sem questionamentos. O que deixa claro que as leis da Câmara não têm valor, apenas o que o prefeito pede e assim o presidente Zandoná, ao invés de acompanhar o rito, faz à sua própria moda como se entendesse, levando até mesmo pessoas leigas a perceberem o erro de Zandoná.

Os vereadores da oposição deixaram o plenário durante a fala do secretário Ronaldo Guardiano e com certeza esse comportamento do presidente da Câmara Flávio Zandoná deverá ter consequências nada boas para ele, pois agora estão fazendo tudo da maneira deles, deixando de lado as normas e leis.

Veja Também